A prevenção das doenças que mais atingem os idosos
Com o passar dos anos, corpo e organismo vão envelhecendo, dando espaço, principalmente a partir da terceira idade, a sérias doenças. Por isso, é preciso cuidar da saúde desde cedo, numa tentativa de prevenir essas enfermidades.
Abaixo estão listadas, de acordo com o Ministério da Saúde, as principais doenças que ocorrem com maior intensidade entre os idosos, quais são suas causas, seus sintomas e os métodos preventivos para cada uma delas:
Doenças cardiovasculares, como o infarto e a insuficiência cardíaca, são provocadas pela falta de atividades físicas (sedentarismo), por causa do fumo e devido à alimentação não saudável. Seus principais sintomas são: falta de ar, dor no peito, inchaço e palpitações. Para prevenir esse tipo de doença é fundamental a prática de exercícios físicos periodicamente, não fumar e manter o controle do peso e do colesterol (taxa de gordura no sangue), seguindo uma alimentação balanceada e saudável;
A diabetes é provocada, também pelo sedentarismo, obesidade e, ainda, é uma doença genética. Seus principais sintomas são: muita sede e aumento no volume de urina. Para prevenir, é preciso controlar o peso e a taxa de glicose no sangue. As pessoas que já tem casos de diabéticos na família devem redobrar os cuidados e seguir rigorosamente uma dieta rica em nutrientes e com o mínimo de açúcar possível;
A osteoporose, talvez uma das doenças mais perigosas, pois não possui sintomas aparentes, sendo, geralmente, diagnosticada pelas fraturas, que ocorrem devido ao enfraquecimento dos ossos. Suas principais causas são o fumo, sedentarismo e falta de cálcio. As mulheres são até sete vezes mais atingidas que os homens. Para prevenir, mais uma vez, é necessário praticar atividades físicas regularmente, não fumar e seguir uma alimentação rica em cálcio;
O AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou derrame também é muito comum entre os idosos. Essa doença é causada pela pressão alta, fumo, sedentarismo, obesidade e alto colesterol. Seus principais sintomas são tontura, desmaio e paralisia súbita. A prevenção é feita através da prática de atividades físicas regulares, controle do peso, da pressão arterial e do colesterol.
Apesar da variação de sintomas entre essas doenças, as causas e os métodos de prevenção são praticamente os mesmos. Isso significa que as pessoas que seguem uma rotina saudável, praticando regularmente exercícios físicos e seguindo uma dieta equilibrada, correm menos risco de adquirir essas doenças ao longo do tempo.
Existem ainda muitas outras doenças que podem preocupar e afetar a saúde do idoso. Mas, com medidas simples adotadas no dia-a-dia, é possível preveni-las; quem começa desde cedo, consegue chegar à terceira idade em boa forma, podendo aproveitar a melhor idade de maneira mais tranquila e saudável.
Fonte: http://www.planosdesaudesenior.com.br/