Segundo a Fundação Internacional da Osteoporose, uma em cada três mulheres com mais de 50 anos terá osteoporose. No Brasil, essa realidade já é alarmante: 10 milhões de brasileiros já são acometidos por essa doença.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta a população para os seguintes fatores de risco para o aparecimento da osteoporose:
- Baixa densidade mineral óssea
- Índice de massa corporal inferior a 19
- Tabagismo
- Consumo excessivo de álcool
- Histórico familiar de fraturas nos ossos
- Uso de corticoides por mais de três meses
- Fraturas anteriores por fragilidade nos ossos
- Artrite reumatoide
O que é osteoporose?
A osteoporose é uma doença que faz com que os ossos fiquem ocos, finos e extremamente sensíveis no decorrer de sua evolução, já que ela diminui a massa óssea.
A seguir, confira 6 coisas que você precisa saber sobre essa doença para não ser pego desprevenido:
- A osteoporose é uma doença silenciosa. Na maioria das vezes, os pacientes só descobrem que possuem essa doença quando fraturam alguma parte do corpo. Por isso, é essencial fazer acompanhamento médico e exames preventivos para que ela seja diagnosticada precocemente.
- No Brasil, a cada ano cerca de 2,4 milhões de pessoas sofrem alguma fratura em decorrência da osteoporose. (Clique aqui e veja como prevenir a osteoporose nos idosos).
- Os locais mais comuns acometidos pela osteoporose são: coluna, bacia, punho, braço e joelhos.
- A prevenção da osteoporose deve acontecer desde a infância do indivíduo através de uma alimentação balanceada com ingestão considerável de cálcio. (Clique aqui e veja quais alimentos previnem a osteoporose).
- As medidas preventivas que podem reduzir o aparecimento da doença são: alimentação rica em cálcio, prática de exercícios físicos durante a vida e aporte adequado de Vitamina D (aquela em que obtemos através da exposição ao sol).
- O diagnóstico preventivo da osteoporose é feito pelo exame da Densitometria Óssea, que mede a densidade dos ossos. O exame é indicado para mulheres com mais de 65 anos e homens a partir de 70. Claro que a necessidade de realizar esse exame antes dessa idade cabe ao médico ortopedista avaliar.
Residencial Geriátrico Ramá
Nossa atuação é a transparência acima de tudo e a confiança.